24 de set de 2012

Qual foi a Melhor Emissora de Televisão Até Hoje? - Vencedora

Os internautas votaram aqui no site e... o vencedor é...

Sistema Brasileiro de Televisão.jpg

Ranking:

1° - SBT (57%)
2° - Globo (42%)
3° e 4° - Band e Record (27% cada)

5°  e 6° - Rede TV! e MTV (14% cada)

7° e 8° - CNT e Gazeta (0% cada)

Sistema Brasileiro de Televisão
Gênero/TipoRede de televisão comercial
País Brasil
Fundação19 de agosto de 1981 (31 anos)
FundadorSilvio Santos
Pertence aGrupo Silvio Santos
ProprietárioSilvio Santos
PresidenteGuilherme Stoliar[1]
Vice-presidenteJosé Roberto dos Santos Maciel
Cidade de origemSão Paulo - SP
SedeOsasco - SP
EstúdiosOsasco - SP
CDT da Anhanguera
Rodovia Anhanguera, km 18,
Industrial Anhanguera.
CEP: 06276-905
Slogan#Compartilhe
Formato de vídeo480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Audiência5,6 pontos[2][3] (em agosto/12)
(no Painel Nacional da Televisão)
Cobertura98% do território nacional[carece de fontes]
Significado da siglaSistema
Brasileiro de
Televisão
Emissoras própriasPará SBT PA
Distrito Federal (Brasil) SBT DF
Rio Grande do Sul SBT RS
Rio de Janeiro SBT RJ
Rio de Janeiro SBT Interior
São Paulo SBT SP
São Paulo SBT Centro-Oeste Paulista
São Paulo SBT Interior Paulista
São Paulo SBT TVI
Ver lista de emissoras próprias
Emissoras afiliadasVer lista completa
Cobertura internacional Argentina
 Bolívia
 Paraguai
 Uruguai
e mais alguns países da América do Sul.(através de sinais fronteiriços)
parcialmente a América do Sul
(através de antena parabólica)
Nomes anterioresRede Tupi
TVS, TV Studios Silvio Santos
Página oficialhttp://www.sbt.com.br/home/
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Canal 02 (Recife)
Canal 04 (São PauloSalvadorSão Luís e Curitiba)
Canal 05 (Porto AlegreBelémBelo HorizonteTeresinaMaceióCuiabáJoão Pessoa)
Canal 07 (Araçatuba)
Canal 08 (Campo Grande e Rio Branco)
Canal 09 (Campina Grande,GoiâniaPalmas e Vitória)
Canal 10 (Boa VistaLages eManaus)
Canal 11 (Blumenau e Rio de Janeiro)
Canal 12 (Brasília)
Canal 13 (JoinvilleNatalPorto Velho e Macapá)
Canal 27 (Fortaleza)
Canal 45 (Florianópolis)
Canal 46 (Santos)
Canal 48 (Sobral)
Canal 50 (Aracaju)
Digital
Canal 20 (Goiânia)
Canal 21 (Boa Vista)
Canal 24 (Rio de Janeiro)
Canal 25 (Salvador)
Canal 28 (São PauloPorto Alegre,Teresina e Campo Grande - em implantação)
Canal 30 (Campinas)
Canal 31 (João Pessoa)
Canal 34 (Manaus e Araçatuba - em breve)
Canal 35 (Recife e Sorocaba)
Canal 36 (Belo Horizonte e Natal - em implantação)
Canal 38 São Luís)
Canal 39 (Curitiba)
Canal 42 (Vitória e Rio Branco)
Canal 45 (Santos)
Canal 46 (Lages e Florianópolis)
Canal 49 (Cuiabá)
Disponibilidade por satélite
GVT TV
Canal 222
Oi TV
Canal 11
SKY Brasil
Canal 09
Vivo TV
Canal 222
Claro TV
Canal 09
CTBC TV
Canal 222
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 17
Canal 509 (HD)
Vivo TV
Canal 04
Canal 304 (HD)
ViaCabo
Canal 18
Sim TV
Canal 11
BVCi
Canal 26
BrTel
Canal 18
CaboNNet
Canal 06
Sistema Brasileiro de Televisão (mais conhecido pela sua sigla SBT) é uma rede de televisão aberta brasileira, fundada em 19 de agosto de 1981 pelo empresário e apresentador de televisão,Silvio Santos. A TV Studios (que era conhecida pela sigla TVS), no Rio de Janeiro foi o passo fundamental para dar vida a emissora e durou de 1976 à 1987.
Em termos de audiência, a emissora, que havia caído para o terceiro lugar desde 2007 noIBOPE, fechou o mês de agosto na vice-liderança[4] na faixa de horário das 18h-24h  — conhecido como "horário nobre"  — marcando 6,8 pontos contra 6,4 da Record. Porém, na faixa de horário das 7h-24h, o SBT está com 5,6 pontos contra 5,9 da Record, continuando na terceira colocação[5].
A emissora possui um dos maiores complexos televisivos da América Latina, o CDT da Anhanguera, que está localizado no quilômetro 18 da Rodovia Anhanguera, em Osasco (SP), ocupando uma área de 231 mil metros quadrados.

O início

Em 1961Silvio Santos comprou as duas primeiras horas da programação da TV Paulista (a atual Rede Globo), a partir do meio-dia, exibindo no horário o Programa Silvio Santos ao vivo e, com o tempo, o programa ficou mais longo, chegando a ter 8 horas de duração. As atrações constituíam-se de programas de auditório, com formatos estadunidenses.
Em 22 de outubro de 1975, o general Ernesto Geisel outorgou a Silvio Santos o canal 11 (a TVS) do Rio de Janeiro. Silvio Santos passou a apresentar o Programa Silvio Santos na TV Tupi de São Paulo e na TV Record, em São Paulo, além da TVS, no Rio de Janeiro, simultaneamente.[1]

A sede do SBT Porto Alegre, em2007.
Em 1980, com o fechamento da Rede Tupi, Silvio consegue a concessão de quatro canais, dos quais três pertenciam à Tupi: o canal 4 de São Paulo (ex-TV Tupi SP), o canal 5 de Porto Alegre (ex-TV Piratini) e o canal 5 de Belém (ex-TV Marajoara). O canal 9 do Rio de Janeiro, que fazia parte do pacote com os quatro canais, pertencia à TV Continental e entrou no ar em 1982 como filial carioca da TV Record (em 1987 o canal foi renomeado sucessivamente TV Copacabana e TV Corcovado). Reunindo os antigos canais da Tupi e o canal 11 do Rio, Silvio forma em 19 de agosto de 1981 o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A marca SBT, porém, só seria amplamente divulgada anos mais tarde. A praça de São Paulo passa a ser a sede e a fonte geradora da programação da nova rede.
O SBT é a única emissora de televisão que transmitiu a sua própria cerimônia de outorga, diretamente deBrasília, com imagens geradas a partir da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, em Goiânia.
De 1981 a 1996 o SBT era localizado em São Paulo na Rua Dona Santa Veloso, no distrito de Vila Guilherme (antes sede da TV Excelsior e atualmente Igreja Bíblica da Paz). Desde 1996 o SBT está localizado em Osasco, na Avenida Comunicações, 4, Vila Jaraguá, Via Anhanguera, KM18.

O SBT dos primeiros tempos aproveitou muitos artistas e programas da Tupi, tanto para cumprir acordos trabalhistas com os antigos funcionários da rede falida quanto pela necessidade de iniciar suas operações já com um conjunto de programas estruturado. Um dos exemplos foi o reaproveitamento do humorístico Apertura, que havia estreado dois anos antes na Tupi.
Com atrações popularescas, especialmente os programas de auditório comandados por Gugu LiberatoRaul GilMoacyr FrancoJ. SilvestreFlávio Cavalcanti e pelo próprio Silvio Santos, o SBT cai no gosto do telespectador de renda mais baixa. Na linha infantil, o grande sucesso é o programa do palhaço Bozo. Nessa época começou a exibição de telenovelas, tanto sucessos estrangeiros, como Los ricos también lloran em 1982, Cristina Bazán em 1983 e Chispita em 1984, quanto produções próprias que seguiriam uma linha semelhante. Em 1986, o SBT cobriu a sua primeira Copa do Mundo e em 1988 cobriu os Jogos Olímpicos.
Ao longo da década de 1980 a emissora consolidou sua posição de segundo lugar na preferência do telespectador nacional (exceto no Rio de Janeiro, onde a posição era ocupada pela Rede Manchete). Animado com os resultados, o SBT lança o slogan "Liderança absoluta do segundo lugar".
Em 1984 estreiam as séries mexicanas El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado, que transformaram-se nos maiores sucessos de audiência da história do SBT. Nessa época também estreavam na emissora os apresentadores Mara (futuramente Mara Maravilha), Christina RochaSérgio MallandroLuis Ricardo e Mauro Zukerman. Todos fazendo programas de prêmios como TV PowwwSessão Premiada e O Preço Certo além de antigos programas de Silvio Santos como Vamos Nessa e Concurso de Dança.
Em 1985 vai ao ar a minissérie australiana The Thorn Birds, que no Brasil se chamou Pássaros Feridos, que consegue a liderança de audiência em seu horário, graças à estratégia do SBT de começar a exibição da minissérie quando a novela da Rede Globo Roque Santeiro terminava, o que era ostensivamente anunciado por Silvio Santos em seu programa. A minissérie foi reapresentada várias outras vezes (para os críticos, teria se tornado um "curinga" de programação na mão de Silvio Santos), mas sem o sucesso inicial.
No dia 22 de maio de 1986, o apresentador Flávio Cavalcanti fez uma rápida entrevista em seu programa e jogou o dedo indicador para o alto: "Nossos comerciais, por favor!" O intervalo acabou e ele não estava mais lá. Tinha sofrido uma isquemia miocárdica aguda durante a apresentação do programa. Levado para o hospital morreria quatro dias depois. No dia da sua morte, e emissora fica fora do ar o dia inteiro em sinal de luto, apenas rodando um slide escrito: Estamos tristes com a morte do nosso colega Flávio Cavalcanti que será sepultado hoje em Petrópolis às 16:00, quando então voltaremos com a programação normal. A emissora voltou ao ar depois das 16:00 quando o corpo do apresentador foi sepultado.

[editar]Grandes reformas

Em 1986 houve uma reformulação na emissora e o nome TVS já fora extinto, dando lugar à marca SBT. A emissora, que desde sua criação alcançava o segundo lugar em audiência, detecta a necessidade de se alavancar economicamente. Tinha boa audiência mas poucos anunciantes, desinteressados com a programação do canal, voltada para as classes mais baixas. A emissora passou a sofisticar sua programação e rejeitar publicamente o título de "brega" e "povão". Ainda em 1987Mara Maravilha ganha seu primeiro programa infantil em rede nacional, Show Maravilhae pela primeira vez a emissora mantém no ar um segundo programa infantil dobrando de 6 para 12 pontos de audiência em São Paulo e de 3 para 6 no Rio de Janeiro no horário antes ocupado por Bozo. Em 1989 estreia a animadora infantil Mariane e consegue bons índices. No mesmo ano, a sua retransmissora de Natal ganha programação local e passa a se chamar TV Ponta Negra, sob responsabilidade do ex-senador Carlos Alberto.
Em 1988, Silvio intensifica a reformulação e passou a ser mais agressivo na rivalidade com a Rede Globo, contratando artistas, lançando novos programas e criando horários próprios para grandes filmes. O empresário contrata Jô Soares, comediante da Globo, e o lança em dois programas: o humorístico Veja o Gordo (que seguia o formato do Viva o Gordo) e o talk-show Jô Soares Onze e Meia. A possibilidade de realizar um programa de entrevistas seduziu Jô a trocar de emissora. No mesmo ano, Simony (ex-Balão Mágico) é contratada pela emissora para apresentar um infantil.
Ainda no projeto de requalificação o SBT contrata Boris Casoy, então editor-chefe do jornal Folha de São Paulo, e lança um jornal opinativo, o TJ Brasil, disseminando o conceito de "âncora" no telejornalismo brasileiro. Silvio Santos traz ainda Carlos Alberto de Nóbrega, que depois de breve período na Rede Bandeirantes comandando um programa nos moldes da Praça da Alegria, o Praça Brasil, relança a atração no SBT com o nomeA Praça É Nossa.
Em agosto de 1987Gugu Liberato assina contrato com a Globo. Silvio Santos, preocupado com seu futuro como apresentador, no sábado de carnaval de 1988, cobriu a oferta da concorrente e renovou o contrato do animador do Viva a Noite com o SBT. Com essa manobra, na prática, Silvio Santos "coroou" Gugu como seu sucessor no programa de domingo (o Programa Silvio Santos seguia como carro-chefe da emissora e vitrine número 1 dos produtos do Grupo Silvio Santos, notadamente o Baú da Felicidade), o que veio a se confirmar gradualmente nos anos seguintes.
Em 1990 cobriu a Copa do Mundo de 1990 na Itália. Foi nessa Copa do Mundo que a emissora desenvolveu seu mascote na transmissão. Se tratava do "Amarelinho". Ele vibrava quando o Brasil, marcava os gols.

[editar]Anos 1990

Nos anos 1990 a emissora teve um crescimento marcante e foi assim até 2001, quando lançou o slogan "SBT, na nossa frente só você". A emissora transfere suas operações, que até então se dividiam entre o auditório no bairro do Carandiru e os estúdios da Vila Guilherme, para o CDT da Anhanguera, também conhecido como "Complexo Anhanguera" dada sua localização na Rodovia Anhanguera, que custou em torno de 120 milhões de dólares e foi inaugurado em 1996. E ainda em 1990 o SBT começou uma revolução na sua dramaturgia, assim surgiu Brasileiras e Brasileiros, com direção de Walter Avancini.

[editar]1991 - 1993

Em 1991, a emissora completa 10 anos no ar e lança 10 presentes: o telejornal Aqui AgoraSerginho Groismann (trazido da TV Cultura, na qual comandava o Matéria Prima) no comando do Programa Livre, a estreia de Eliana comandando os infantis Festolândia (onde não obteve sucesso) e Sessão Desenho, ficando famosa entre as crianças, além dos programas Cocktail, o Topa Tudo por Dinheiro apresentado por Silvio Santos,MusidiscHebe por ElasAlô DoçuraSabadão Sertanejo apresentado por Gugu e o seriado O Grande Pai.
Em 19 de março de 1991, a emissora sofre forte alagamento que abalou as estruturas teatrais e a estrutura técnica (aparelhos de vídeo, câmeras,cenários, etc.). Uma chuva de grandes proporções forçou a emissora a sair do ar, pois a água já estava subindo rapidamente no estacionamento da emissora. Logo após, funcionários utilizaram uma câmera e um microfone e improvisaram um link ao vivo em cima de uma lancha que flutuava no local. Câmeras, equipamentos da fábrica de cenários e todo o acervo filmotecário do SBT foi levado pela enchente; nada foi recuperado. Segundo informações de funcionários da época, Silvio Santos não estava no local, pois estava em viagem). Quando chegou, viu um estrago estimado em quase 700 milhões de cruzeiros, o que acabou gerando uma crise generalizada na emissora até o início do ano seguinte.[carece de fontes]
Em 1992, o SBT transmitiu as Olimpíadas de Barcelona. No mesmo ano exibiu ao vivo o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Também em 1992, devido à pressão de entidades religiosas, o programa Cocktail sai do ar e logo é substituído pelo programa da apresentadora e cantora Sula Miranda, e esta fica somente um ano na emissora.
Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato, planejado em 1992, foi levado ao ar pela primeira vez em 17 de janeiro de 1993 com um formato baseado no bem-sucedido Viva a Noite dos anos 1980, e ganhou cada vez mais espaço como atração do Programa Silvio Santos na medida em que o SBT precisava combater o Domingão do Faustão da Rede Globo. Em 1993, exibe as Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994.
No mesmo ano, Angélica assina com a emissora após uma grande transação, onde ela deixa a Manchete e recusa proposta da Globo, passando a comandar os programas Passa ou RepassaTV Animal e Casa da Angélica. Eliana estreia o Bom Dia & Cia, programa infantil com uma linguagem educativa. Ainda assim, o Show Maravilha torna-se, neste ano, o programa infantil de maior faturamento e audiência da TV.[carece de fontes]

[editar]1994 - 1996

Em 28 de fevereiro de 1994Mara Maravilha decide não renovar seu contrato com a emissora, por não aceitar os novos termos propostos pelas novas cláusulas, pondo um fim a uma relação duradoura de 11 anos e meio e interrompendo bruscamente o programa Show Maravilha, principal e mais caro programa infantil da emissora e de também de maior retorno financeiro, sendo substítuída no horário por Sérgio Mallandro, que após uma não muito bem-sucedida experiência na Rede Globo e CNT, retornou quatro anos após deixar o SBT. Neste mesmo ano a emissora estreia o programa Em Nome do Amor apresentado por Silvio Santos, que conseguiria uma boa audiência nos anos seguintes.
Em agosto de 1995, a Rede Globo novamente faz uma proposta irrecusável para Angélica e em fevereiro de 1996, após muita insistência e negociações dos dois lados, finalmente a apresentadora assina um contrato, trocando SBT pela Rede Globo em 1º de maio de 1996. A situação também não estava proveitosa para Sérgio Mallandro que também estava com os dias contados, prestes a ser dispensado pela emissora. A apresentadora Eliana se torna a principal estrela infantil da emissora e assume na mesma semana o comando da atração diária TV Animalsubstituindo Angélica, enquanto Passa ou Repassa foi para o comando de Celso Portioli (até 1994 o programa tinha sido apresentado por Gugu Liberato e a partir de fevereiro de 1995 por Angélica). Enquanto o Passa ou Repassa manteve seu sucesso, o público não aprovou a mudança noTV Animal com Eliana e após julho daquele ano a atração é cancelada, para voltar a ser produzida somente treze anos depois.[carece de fontes]
Na produção de telenovelas, a partir de 1994 o SBT investiu em remakes de antigas produções de outras emissoras, como Éramos SeisAs Pupilas do Senhor ReitorSangue do Meu Sangue e Os Ossos do Barão, além de textos próprios como em Razão de Viver e Fascinação. Também aderiu ao esquema de co-produção em Dona AnjaColégio Brasil e Antônio Alves, Taxista e produziu novelas adaptadas de textos de outros países, com a produção de Pérola Negra. As produções originais mexicanas chegaram ao seu auge na época. María MercedesMarimar,María la del BarrioLa usurpadora e Carrusel foram grandes sucessos. A protagonista de Carrossel, em visita ao Brasil, foi recebida em Brasília, onde, por convite do então presidente Fernando Collor, subiu a rampa do Palácio do Planalto e foi aclamada por uma multidão.
No mesmo ano, o SBT cobriu o tetracampeonato mundial da seleção brasileira que ocorreu nos Estados Unidos.
Em 1995, começou a cobrir a Fórmula Indy, que depois da cisão entre a Champ Car e IRL, foi obrigada a chamar a categoria (o nome na época era CART) de Fórmula Mundial. A emissora também cobriu as Copas do Brasil de 19951996 e 1997.
Em 1996, cobriu as Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos.
Em meados de agosto do mesmo ano, foi inaugurado o CDT da Anhanguera, complexo de estúdios da rede, na época o maior complexo de estúdios televisivos do país e hoje continua a ser um dos maiores.

[editar]1997 - 2000

Entre 1997 a 2000, o SBT permanece praticamente na vice-liderança.[carece de fontes]
Em 1997, estreiam os infantis, o programa Disney Club e a novela Chiquititas. A cantora mexicana Thalía veio diversas vezes ao Brasil, participando em diversos programas da emissora. O programa Bom Dia & Cia passa a se chamar Eliana & Cia, como presente da emissora à Elianadevido ao reconhecimento do público.
Ainda em 1997, o SBT fecha parceria com a CBS americana para a co-produção de um telejornal de fim de noite. O Jornal do SBT, que era exibido na faixa, passa a se chamar Jornal do SBT/CBS Telenotícias. O projeto vai até 1999.
TV Itapoan, afiliada desde início do SBT em 1981, deixa de transmitir na Bahia, fechando contrato com a Rede Record. Em seu lugar, o SBT fecha contrato com a TV Aratu, sua afiliada até hoje. Outra afiliada perdida neste período foi a TV Cidade, de Fortaleza, que afiliou-se também àRede Record. Somente em 1999, o sinal do SBT volta com a afiliação do TV Jangadeiro, antiga afiliada da Rede Bandeirantes.
Em 19 de outubro, pode ser considerado o marco inicial da virada da emissora, quando, pela primeira vez o programa Domingo Legal vence oDomingão do Faustão, sendo ambos exibidos no mesmo horário.[carece de fontes]
No fim de 1997, o SBT lança o programa Fantasia, apresentado inicialmente por Jackeline PetkovicAdriana ColinDébora Rodrigues e Valéria Balbi, e as sitcoms The Simpsons e Family GuyUma Família da Pesada, título no Brasil de Family Guy, foi exibido até 2000. Por certo período a partir de 1999, a sitcom Ô... Coitado! também teve presença até 2000.
Em 1998, o SBT exibiu o desenho Rocko's Modern Life. Em 16 de maio do mesmo ano estreia a maratona televisiva Teleton em prol daAssociação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Entre junho a julho, cobriu a sua última Copa do Mundo realizado na França.
Em agosto, em uma negociação milionária, o apresentador Carlos Massa troca a Record pelo SBT, mantendo o estilo mundo cão que o tornara célebre. O Programa do Ratinho se tornou uma espécie de fenômeno do fim dos anos 1990.
Em setembro, Eliana deixa a emissora e assina com a Rede Record e Silvio Santos transfere o comando do Bom Dia e Cia para a ex-FantasiaJackeline Petkovic. A mesma já iria ganhar um programa infantil na emissora.
Em 1999, aconteceram as duas saídas: em 31 de agostoSerginho Groisman deixa o SBT e é contratado pela Rede Globo e com isso, oPrograma Livre passa a ser apresentado por Christina RochaMárcia GoldschmidtNey Gonçalves DiasOtávio Mesquita e a estreante Lu Barsoti, esse rodízio dura até janeiro de 2000, quando Babi Xavier assume o comando do programa, mas devido à baixa audiência, ele sai do ar emdezembro de 2001. No fim de dezembro, Jô Soares apresentava pela última vez o talk-show Jô Soares Onze e Meia.
Entre 2000 a 2002 o Domingo Legal se consolida na liderança da audiência, ganhando com folga Domingão do Faustão.[carece de fontes]
A partir de abril de 2000, o SBT começa a exibir um grande pacote de filmes inéditos nas sessões Cine Espetacular e Tela de Sucessos e de grandes produções, graças as parcerias com a DisneyWarner BrothersMGM e Televisa. O mesmo voltou a ocorrer em 2001 e 2002.
Em 31 de maio, tornou-se pública, que Silvio Santos em carta manuscrita, dirigida a desembargadores do Tribunal Regional Federal, em janeiro do mesmo ano,[2] em que admite pela primeira vez que criou a Tele Sena em 1991, para evitar a falência e a perda da concessão da emissora,[2] e além disso que era também para cobrir os prejuízos da emissora antes de 1991.[2] Admitiu que o SBT depende da Tele Sena.[2] Mesmo assim, o Tribunal Regional Federal em São Paulo condenou a Liderança Capitalização, do Grupo Silvio Santos, a tirar a Tele Sena do mercado.[3]Posteriormente, Silvio Santos recorreu e a Tele Sena continua fazer sorteios até hoje, embora em meio a pressões jurídicas pela extinção do sorteio.
Em 10 de junho, o programa Fantasia vai ao ar pela última vez.[4] No lugar, passa a exibir em 17 de junho, "Festival de Filmes 1", "Festival de Filmes 2" e "Festival de Desenhos".[4]
Em Julho de 2000 o SBT estreia o slogan "SBT, na nossa frente só você" que na epoca comemorava a boa audiência que a emissora estava tendo.
O declínio de audiência ocorre a partir de setembro de 2000, quando as produções Chiquititas e Disney Club encerram suas gravações, sendo encerradas as exibições somente em janeiro de 2001.[carece de fontes]

[editar]Anos 2000

[editar]2001

No dia 19 de janeiro, o SBT encerra a exibição de Disney Club e Chiquititas, programas que vinham sendo exibidos desde 1997. Ambos foram substituídos no horário pela reprise da novela Éramos Seis e outros programas em 22 de janeiro. Depois dela, várias novelas mexicanas e séries estadunidenses ocuparam este horário até 2004.
No dia 14 de abril, em seu quarto ano de exibição, o Disney Club voltou em novo horário e nova denominação de Disney Cruj. Em originais e reprises, o programa continuou sendo exibido até 12 de outubro de 2003.
Em julho o SBT apresenta a telenovela mexicana Carinha de Anjo.
Nos Ataques de 11 de Setembro de 2001, o SBT restringiu-se a plantões de intervalo, enquanto outras emissoras fizeram grande cobertura do ocorrido.[5]
Em outubro de 2001 estreia o reality-show Casa dos Artistas, com apresentação de Silvio Santos e grande polêmica e acusações pela imprensa de plágio de um modelo existente da Endemol (só a Rede Globo, exibiria em janeiro de 2002, o Big Brother Brasil, que tinha contrato com a Endemol). A Rede Globo entrou na Justiça do Estado de São Paulo para impedir a exibição do programa, que foi suspenso por dois dias, mas a Justiça deu ganho de causa ao SBT. Contudo, a Rede Globo recorreu. Nas noites de domingo de novembro e dezembro, enquanto era exibida aCasa dos Artistas, o SBT conquista pela primeira vez o primeiro lugar em audiência naquele horário, em enfrentamento com o programa Fantásticoda Rede Globo.[carece de fontes]
O ano de 2001 foi marcante para o SBT, além da emissora comemorar 20 anos de existência, neste mesmo ano a emissora conseguiu sua maior média de audiência de sua história e também foi um ano em que vários programas muito populares da emissora como o Programa Livre e o Topa Tudo por Dinheiro foram retirados da programação.

[editar]2002

Nesse ano foi exibido o programa Popstars, que selecionou cinco garotas para o grupo Rouge. Mesmo com a saída de uma das integrantes em2004, o grupo permaneceu por quatro anos na mídia. No ano seguinte foi a vez do grupo de cinco garotos do Br'oz. Lançaram CD em novembro, anunciando seu fim em maio de 2005, devido a falta de entrosamento e pouca aceitação do CD. Mesmo assim, os dois grupos obtiveram popularidade no mercado fonográfico.
Houve a contratação no mesmo ano de 2002 das jornalistas Sônia Abrão e Marília Gabriela, que voltam ao SBT depois de ficarem dois anos naRedeTV!.

[editar]2003

No início de 2003, a rede volta a transmitir futebol, com uma equipe que continha Paulo Soares, Paulo Andrade, Dirceu MaravilhaLéo Jaime, Zetti, Benjamim Back, Mariah Moraes, Elia Jr., e em um dos jogos, Luciano do Valle e Juarez Soares (homenagem pelo Troféu Imprensa), chegando a exibir o Campeonato Paulista de FutebolTorneio Internacional do QuatarTorneio Sul-Americano e Copa Ouro. Porém, depois das transmissões esportivas, a emissora nunca mais adquiriu direitos de eventos esportivos.
Em junho, Silvio Santos foi alvo de polêmica por suas declarações à revista de celebridades Contigo!. Enquanto morava nos Estados Unidos, Silvio declarou estar doente e com pouco tempo de vida restante, motivo pelo qual teria vendido o SBT à Televisa e escalado Boni (executivo de TV e ex-diretor da Globo) como chefe de operações da emissora. Porém, pelas leis brasileiras, é proibida venda de emissoras de TV à empresa e pessoas não-natos (aqueles que não são nascidos no Brasil).[carece de fontes]
A repercussão da entrevista foi grande. A Televisa, a Rede Globo e Boni desmentiram as afirmações. Mais tarde Silvio declarou a falsidade da entrevista, dos rumores de doença e de tudo que havia sido divulgado por ele nesse ínterim "como brincadeira à jornalista" que o entrevistou. Por causa disso, Silvio Santos sofreu vários processos pelos meios de comunicações que cobriam o fato.[carece de fontes]
Em 7 de setembro (dia da Pátria) o programa Domingo Legal foi palco de um grande escândalo do jornalismo nacional ao exibir uma entrevistacom dois integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), ameaçando de morte os apresentadores de TVs policiais e autoridades políticas paulistanas.
As pistas de que a entrevista teria sido uma fraude (os dois homens não falaram gíria de bandido, pois falaram normalmente e ameaçaram pessoas) só foram reveladas mais de uma semana depois da exibição, com a identificação dos responsáveis pelo jornalista Marcelo Rezende no programa Repórter Cidadão da RedeTV!.
O programa de Gugu Liberato ficou fora do ar por uma semana. De volta à programação, o Domingo Legal nunca mais reconquistaria a liderança na audiência absoluta, o que beneficiou o Domingão do Faustão e o então estreante Pânico na TV (na RedeTV!.[carece de fontes]
Em 31 de outubro, vai ao ar o último Bom Dia & Cia apresentado por Jackeline Petkovic, que não teve seu contrato renovado, mas o nome dela na abertura e as chamadas nos intervalos que mostra o rosto dela permanecem nos dois meses posteriores à saída da apresentadora.
Em 2003 o SBT registrou um prejuizo de R$ 33,6 milhões, a causa deste prejuizo foi por causa da queda do faturamento e do aumento de custos da emissora e também da grande perda de audiência que o SBT sofria desde 2001, além do prejuizo, o SBT teve que economizar cerca de R$ 100 milhões e ainda demitiu cerca de 400 pessoas.

[editar]2004

Em 2004Adriane Galisteu estreou no comando do Charme que tinha formato de game show interativo nas tardes da emissora. No mesmo ano, a jornalista Regina Volpato também estreou nas tardes da emissora no comando do Casos de Família.
TV Pampa, que garantia cobertura para boa parte do estado do Rio Grande do Sul, deixa de transmitir o SBT naquele estado. No sul do estado aTV Nativa se afilia enquanto nas demais regiões do estado o sinal chegava por meio de repetidoras.

[editar]2005

Em 2005Ana Paula Padrão estreia depois de uma grande negociação o telejornal SBT Brasil. Começa a ser exibida a trama mexicana Rebelde, que lança a banda RBD.
Nesse ano, a emissora sofre uma dupla derrota. A Disney e a MGM rompem sua parceria com o canal, com isso a emissora deixou de exibir os filmes produzidos pela mesma. As atrações desses estúdios de Hollywood passaram a ser exibidos pela Rede Globo (Disney) e pela Rede Record(MGM)

[editar]2006

O SBT chega o ano de 2006 em crise resultante do avanço da Rede RecordHebe passou a perder sistematicamente do Repórter Record às segundas-feiras. Prova de Amor tirou audiência do SBT Brasil de Ana Paula Padrão e A Escrava Isaura derrotou Mariana de la noche. A reação do SBT foi o sucesso de Rebelde, pois a novela Cristal não apresentou índices satisfatórios de audiência no embate com as outras emissoras.[carece de fontes]
Em 16 de abril de 2006, a emissora estreia o reality show Ídolos[6], tendo como vencedor, na primeira temporada, o carioca Leandro Lopes.[7]
Em julho, o SBT perde duas afiliadas importantes na Região Nordeste em apenas uma semana: em 17 de julho, a TV Atalaia (Sergipe) e em 23 de julho, a TV Pajuçara (Alagoas). As emissoras fecharam contrato com a Rede Record e em seguida transmitiam a nova rede, deixando o SBT sem sinal em dois estados.[carece de fontes] Em 2007, o sinal do SBT volta em dois estados (pela TV Alagoas) e pela retransmissora -somente na capitalAracaju, em Sergipe).
Ao completar 25 anos no ar em 19 de agosto de 2006, o SBT emprega mais de 2200 funcionários e tem 105 emissoras afiliadas.[8] Mas a emissora amarga perda de afiliadas em todo o Brasil desde 2003. Em 2003 tinha 120 afiliadas.[9] Em 2004, a emissora tinha 117 afiliadas, caiu para 111 em 2005.[10]
Carlos Nascimento reformula o telejornal SBT Brasil para apresentá-lo na companhia de Juliana Alvim, ex-repórter do SBT em Brasília. Silvio Santos rapidamente retira Juliana Alvim da bancada e a devolve à reportagem.
Em novembro, Silvio tira Adriane Galisteu do comando do Charme, substituindo-a por Celso Portiolli. Apesar da troca, o nome de Galisteu continua sendo exibido na abertura. Portiolli apresenta competições e promove encontros, conforme o projeto original do programa, ao qual Galisteu não tinha se adaptado. O programa sofreu muitas alterações de formato e horário: chegou a ser exibido nas noites de quarta-feira, mas a experiência não durou muito. Galisteu continua gravando o programa, mesmo afastada da atração ao vivo. O programa também passou a ser exibido aos sábados sob o nome Namoro na TV, o mesmo de uma antiga atração do Programa Silvio Santos.
No dia 4 de dezembro, em mais uma reforma-surpresa, Silvio Santos extingue a assessoria de imprensa da emissora, deixando jornais e revistassem a grade de programação do canal. Isto, combinado com as muitas alterações de última hora determinadas pelo empresário, deixa atordoados os próprios funcionários da emissora.[11]

[editar]2007

O período de crise constante continua. No mês de fevereiro de 2007, o SBT lançou o slogan "A concorrência vai tremer!", e apostou em novas temporadas para sucessos da emissora e novos programas para combater a Record. A recuperação da emissora começou num fim de semana, com a volta de Silvio Santos à programação de domingo. Quatro programas com a apresentação do empresário foram veiculados: Topa ou Não Topa1º Campeonato Brasileiro de DançaTentação e Rei Majestade. Mais tarde também reestreou o Qual É a Música?.
No dia 5 de março estreou o novo SBT Brasil. A grande surpresa do telejornal foi Cynthia Benini, que já havia sido criticada pelo seu trabalho no antigo Jornal do SBT e no SBT Notícias Breves que fora apelidado de "Jornal das Pernas" devido as roupas insinuantes que as duas apresentadoras usavam, ambos ao lado de Analice Nicolau, sua colega de confinamento na Casa dos Artistas.[12] Para apresentar o telejornal, Cynthia foi tirada às pressas da produção do programa 1º Campeonato Brasileiro de Dança, no qual fazia entrevistas com os concorrentes após suas apresentações.[carece de fontes]
Em 26 de março, estreia Maria Esperança, adaptação do original mexicano Maria Mercedes. Estrelada por Bárbara Paz, não apresentou grandes índices de audiência.[13]
Em 27 de março, estreia Você é o Jurado, inicialmente apresentado por Ratinho. Após alguns meses, a apresentação passou para o cantor Supla, porém logo depois o programa saiu do ar.[14]
Em 1º de setembro, mais uma importante afiliada é perdida para a Rede Record: a TV A Crítica, de Manaus, que garantia transmissão do SBT para 92% dos municípios amazonenses, cancela o contrato que possuía com a emissora de Silvio Santos desde a sua fundação em 1981 (na época ainda como TV Baré, emissora afiliada a antiga Rede Tupi). A TV A Crítica fez em 2006, intensos investimentos nos quais houve melhoria sensível da qualidade de imagem e som da emissora, bem como a construção de uma nova torre de transmissão e reformulação da grade de programação local, o que atraiu a atenção da Record. No lugar da TV A Crítica, o SBT fechou contrato com a TV Em Tempo (antiga TV Manaus), que anteriormente retransmitia a Rede Record. A partir de 2008, a TV Em Tempo inaugurou as primeiras retransmissoras no interior do Amazonas, até então, o sinal do SBT era distribuído somente para Manaus e cidades circunvizinhas.
Na noite do dia 17 de setembro o site oficial do SBT sofre o primeiro ataque de hacker desde a criação em 2004. O atacante se identificou como "Lady Lara": apesar de não protestar contra a emissora, atacou a corrupção, fraudes "e toda essa vergonha da qual hoje somos testemunhas". O conteúdo saiu do ar na manhã do dia seguinte.[15][16]
No dia 5 de novembro, o SBT Manchetes é cancelado. Em dezembro, o SBT perde definitivamente a condição de vice-líder de audiência nacional para a Rede Record.[17]

[editar]2008

No início de 2008, o canal estreou o programa de luta livre WWE, que é consolidado um dos maiores sucessos de audiência no mundo todo. Mas depois de mais um mês de exibição, o programa foi considerado inadequado pelo Ministério Público inadequado para menores de 12 anos, e que só poderia ser exibido depois da oito horas da noite. Pressionado pelo Minsterio da Justiça o canal cancela o programa e depois que o programa foi retirado da grade, o canal entra novamente em crise.
Em 2008, pela primeira vez desde 1999, o SBT enfrenta novamente forte concorrência da Record, os programas Bom Dia & Cia, Hebe, SBT Repórter, as novelas da tarde e noite, entre outros, registram terceiro lugar em várias praças.
No mesmo ano, teve algumas novelas estrangeiras exibidas. No início do ano, teve o fim de Chiquititas 2000, inciada em 2007 e em março, estreou uma nova temporada da trama jovem, Chiquititas Sin Fin. No dia 21 de janeiro, houve a estreia da comédia argentina Lalola no horário das 20hs. Após o fim da reprise de María la del Barrio, foi exibida a reexibição da novela mexicana El privilegio de amar.
Em 1º de fevereiro, o SBT perdeu a sua afiliada em Santa Catarina, a Rede SC (atual RIC Record, que era composta por quatro emissoras). Em seu lugar, entrou o SBT Santa Catarina, que denominava-se RedeTV Sul! e era a afiliada à RedeTV!.
Em 3 de março, o SBT reestreou o telejornal policial Aqui Agora. O programa ficou no ar até 18 de abril. No mesmo dia, é exibido o último programa Charme, por causa da transferência da mesma para a Rede Bandeirantes.
No dia 22 de abril, Silvio Santos rompe com a parceria com a Televisa que durava desde 2000. Apenas as exibições de Chaves e Chapolin (por meio de um contrato em separado) são continuadas.
Em 9 de junho, inicia a exibição da novela Pantanal, da extinta Rede Manchete, depois de quase 10 anos da última reprise da extinta rede, foi comprada e reprisada integralmente pelo SBT que termina em janeiro de 2009.
Também no mês de junho, o SBT perde a TV Nativa, que garantia transmissão da programação do SBT Porto Alegre para o sul do estado do Rio Grande do Sul, para a Rede Record.
Em 29 de junho, o SBT anuncia que Silvio Santos Volta a apresentar o Programa Silvio Santos, agora reformulado e remodelado, com mais de 4 horas de duração. os antigos e novos quadros São as novidades.
Em 1 de setembro, a emissora estreia o programa Olha Você, nos mesmos moldes do programa Hoje em Dia da Rede Record[18]
No dia 8 de dezembro, estreou a novela Revelação, escrita por Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos. Foi a primeira trama escrita e produzida com capital nacional, após o rompimento de contrato entre o SBT e a Televisa.

[editar]2009

Em março de 2009, a emissora estreia os formatos de What Not to Wear e 10 Years Younger, respectivamente adquiridos da BBC e Maverick Television que originaram na emissora os programas Esquadrão da Moda e 10 Anos Mais Jovem. No mesmo mês, a apresentadora Regina Volpato deixa a emissora e o programa que apresentava, Casos de Família é exibido pela última vez em 28 de março.[19]
Em 4 de maio os programas Casos de Família e Programa do Ratinho voltam à grade da emissora reformulados.
Em 9 de maio, o cantor Netinho de Paula estreia no SBT no comando do Show da Gente, nos mesmos moldes do Domingo da Gente, que tem como diretora Marlene Mattos, ex-diretora de Xuxa.
Em 6 de junho, a emissora estreia o programa Você se Lembra?, game show estadunidense adquirido da Mark Burnett Productions, e apresentado por Zé Américo.
A novela Vende-se um Véu de Noiva, baseada na obra de Janete Clair, estreia em 16 de junho. A novela, adaptada pela novelista Íris Abravanel, vinha enfrentando baixos índices de audiência, apesar da alta qualidade na produção de seus capítulos. A trama foi a primeira a ser adaptada a partir do texto original de uma novela radiofônica de mesmo nome, pertencente a o acervo de obras da novelista comprado por Silvio Santos, para adaptação e exibição pelo SBT.
Nos dias 20 e 22 de junho, o SBT assina a contratação do apresentador Roberto Justus e o retorno da apresentadora Eliana após 11 anos. Ambos estavam na Rede Record e suas contratações foram consideradas uma retaliação contra o assédio da emissora concorrente a Gugu Liberato.[20]
No dia 25 de junhoGugu Liberato, após mais de 20 anos no SBT,[21] assina contrato com a Rede Record, com um salário de 3 milhões por mês. A estreia de Gugu na Record ocorreu em 30 de agosto, porém houve rompimento amigável do contrato entre o apresentador e Silvio Santos, que assim o libera para iniciar seus trabalhos na nova emissora. No mesmo dia, estreia na emissora o programa Eliana. O programa Domingo Legalcontinua na grade de programação, reformulado sob o comando de Celso Portiolli.
Em 5 de agosto, a emissora exibe o programa Qual é o Seu Talento?, que é um formato internacional conhecido como Britain's Got Talent. Os jurados são os mesmos do programa Astros, mas dessa vez com a apresentação de André Vasco.
Em 9 de agosto, o SBT passou a ser transmitido pela SKY no canal 9. Até então o SBT era a única emissora das cinco grandes redes da TV aberta a não ser exibida pela SKY.
Em setembro, a emissora muda os horários das 19 e 21 horas: o "SBT Brasil", que passava desde 2007 das 21h15 às 22h15, passa para a faixa das 19h30-20h15 (no lugar da série Eu, a Patroa e as Crianças). Às 21h15, o SBT passa a exibir a primeira temporada da série Harper's Island, então inédita na rede aberta de televisão, e alcança a vice-liderança no horário.[22] Em 1º de outubro, a série é substituída por outra, Sobrenatural, exibindo todas as temporadas da série. Desde 24 de dezembro, passa os episódios inéditos da série.
No mesmo mês, o apresentador Ratinho apresenta o programa Nada Além da Verdade, que dessa vez testa a veracidade de pessoas anônimas.
Em 14 de setembro de 2009, a TV Alagoas deixa de ser afiliada ao SBT e passa a transmitir a programação da TV Igreja Mundial, abrupta desfiliação levou o diretor executivo do SBT, Guilherme Stoliar, a entrar com uma ação judicial para garantir o sinal do SBT no ar no estado.
Em 16 de setembro, o apresentador Roberto Justus estreia seu primeiro programa na emissora, o Um Contra Cem, game show adquirido daEndemol.
Em 9 de outubro, o TV Animal volta ao ar na emissora, sob comando de Beto Marden.
Nos dias 24 e 25 de outubro exibiu o Teleton 2009, superando a meta de 2008, mais de R$ 19 milhões.
No mesmo mês, a rede contrata as atrizes Betty FariaCarla MarinsJussara FreireLuciana Vendramini e Mônica Carvalho para a novela Uma Rosa com Amor, de Tiago Santiago, que será a primeira novela dele na casa.
Devido às reclamações, segundo Silvio Santos, feitas pelos telespectadores da novela de Iris Abravanel (Vende-se um Véu de Noiva), desde o dia26 de outubro as "Pegadinhas Picantes" passaram a ser exibidas às 23h. No antigo horário das Pegadinhas Picantes, entrou o jornalístico Boletim de Ocorrências com Joyce Ribeiro às 22h.
No dia 31 de outubro, o SBT estreou uma nova sessão de filmes sábado à tarde, o Sabadocine. O programa Show da Gente, que era exibido nesse horário, passa para as 16h.
O SBT apresenta no dia 17 de novembro, em coletiva de imprensa na sede da emissora, em São Paulo, o elenco de sua próxima novela Uma Rosa com Amor, de Vicente Sesso e adaptada por Tiago Santiago.
Em 2 de dezembro morre o locutor Lombardi, voz dos programas de Silvio Santos.
No fim do mês de dezembro o SBT anuncia nove novas atrações que entrarão no ar em 2010, sendo elas os reality shows Solitários (versão brasileira de Solitary), Romance no Escuro (versão brasileira de Dating in the Dark), Pegue seu Dinheiro e Corra (versão brasileira de Take the Money and Run), O Grande Desafio com apresentação de Roberto Justus, o game show Jogo das Loiras (versão brasileira de Beat the Blondes), os programas Aventura Selvagem com a apresentação de Richard RasmussenConexão Repórter, com a apresentação de Roberto Cabrini, a novela Uma Rosa com Amor, filmes inéditos no Cine Espetacular e Tela de Sucessos além de séries como FringeThe MentalistGossip GirlThe Vampire Diaries e Privileged.

[editar]2010

Em 4 de janeiro de 2010, a emissora exibe um programa especial mostrando toda a sua programação para 2010. O programa foi exibido às 23h, no lugar de Hebe. No dia 9 de janeiro, foi reprisado às 21h15 e em seguida, exibiu o último capítulo da novela Vende-se Um Véu de Noiva, de Iris Abravanel.
Na semana seguinte, muda a programação da tarde: o Cinema em Casa entra no ar mais cedo, às 14h15, logo mais às 16h estreou a série Kyle XY, em seguida o Casos de Família, de Christina Rocha, dá início no horário das 17h, e finalmente o Programa do Ratinho começa às 18h e segue até as 19h30, sendo prosseguido pelo SBT Brasil. No dia 11 de janeiro, às 22h15 estreou o reality Solitários, apresentado as segundas e quintas, que terminou no fim de fevereiro.
No dia 25 de janeiro, a TV Aratu libera o sinal do SBT para todo o estado da Bahia pelo Canal 9 da SKY Brasil. No mesmo dia, estreou a série americana inédita Gossip Girl, ocupando o lugar de Sobrenatural às 21h15.
Em 18 de fevereiro, a série Smallville (também da primeira temporada) substitui a série Gossip Girl, a mesma que foi exibida nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste pelo SBT Belém às afiliadas das regiões no horário de verão de 2009 a 2010.
No dia 1 de março, o SBT Show (no horário das 20hs) é extinto com a estreia da nova programação: a novela Uma Rosa com Amor às 20h15, e o retorno da linha de shows para a faixa das 22hs. No dia 4 de março, acontece a estreia de Roberto Cabrini no Conexão Repórter, e no dia 6 de março é a vez de Richard Rasmussen e seu Aventura Selvagem estrear.
No dia 8 de março, acontece a volta do Programa Hebe: a apresentadora esteve afastada por 2 meses, período em que se submeteu a um tratamento de câncer na região do abdômen. Sua volta ocorreu em grande estilo, contando inclusive com a presença de vários artistas da Rede Globo, como Xuxa e Ana Maria Braga. Contou também com uma entrevista emocionante com o cantor Roberto Carlos e uma homenagem gravada pelo apresentador e dono da emissora Silvio Santos.
Em 27 de março, o Show da Gente é exibido pela última vez, pois o apresentador Netinho de Paula decidiu concorrer às eleições no Senado pelo estado de São Paulo, e toda a equipe do programa foi demitida.[23] Porém, o programa já apresentava baixa audiência nas últimas semanas e estava com os dias contados. Em 5 de abril, a diretora do programa extinto, Marlene Matos, pede demissão.[24]
A rede também decide retomar a exibição de novelas mexicanas. Desde 2008, quando o contrato do canal com a Televisa chegou ao fim, as tramas produzidas no México não eram mais exibidas. Por cláusulas contratuais, a emissora tinha direito a exibir mais 3 novelas da rede mexicana, e no dia 19 de abril o folhetim As Tontas Não Vão ao Céu estreou no período da tarde.
Em comunicado oficial, a emissora informa que reposicionará programas das linhas de shows das segundas e quintas-feiras a partir de 3 de maio. Desta forma, Hebe continua indo ao ar toda segunda-feira, mas às 22h15, seguido pelo Conexão Repórter, às 23h15. Nas quintas, Qual é o Seu Talento? entra no ar às 22h15 e A Praça é Nossa às 23h15.[25]
No dia 5 de maio, o SBT anuncia a contratação da jornalista Marília Gabriela, para apresentar novamente o talk-show De Frente com Gabi aos domingos.[26]
No dia 12 de maio é confirmado pelo UOL o retorno da TV Alagoas como afiliada do SBT em 1 de junho de 2010. Segundo Guilherme Stoliar, diretor nacional do SBT, "A TV Alagoas se arrependeu por ter trocado o SBT e agora volta atrás devido à pressão dos telespectadores"[27]. A programação do SBT retornou ao estado de Alagoas na madrugada do dia 1 de junho, porém a TV Igreja Mundial ainda mantém cerca de 1 hora e 15 minutos de programação na emissora, na faixa de programação local. Na verdade, a emissora alagoana acabou retornando ao SBT devido aos constantes atrasos de pagamento do aluguel de seu sinal à TV Igreja Mundial, gerando prejuízos financeiros.
No dia 17 de maio, a imprensa paulista confirma o retorno do apresentador Raul Gil, que desde então pertencia à Rede Bandeirantes. Raul apresenta seu programa nas tardes de sábado.[28][29]
No dia 28 de maio, a diretoria geral faz uma reformulação na grade. A partir do dia 7 de junho o programa Qual é o Seu Talento? passa a ser exibido aos sábados, a partir das 18 horas; a reprise da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão às 22h15; e os programas Conexão Repórter e SBT Repórter passam a ser exibidos às 0h15 de segunda e quarta-feira, respectivamente. O Esquadrão da Moda é transferido para os sábados, passando a ser exibido às 21h15, enquanto que Supernanny passa a ser exibido às 13h15. Esta grade duraria uma semana.[30]
Duas semanas depois, no dia 11 de junho, o SBT comunica, pela 2ª vez no mês, que vai mudar novamente a programação. Os realities e talk shows substituirão as séries no horário nobre, no caso a série Grey's Anatomy, e serão exibidos às 21h15 os programas Hebe (2ª feira),Esquadrão da Moda (3ª feira), Qual É o Seu Talento? (4ª feira), Conexão Repórter (5ª feira), Aventura Selvagem (6ª feira) e Supernanny(sábados). A História de Ana Raio e Zé Trovão continuará às 22h15, e SBT Repórter ganha novo dia de exibição: às 23h15 de segunda-feira.
No dia 18 de junho, Paulo Nicolau deixa a direção de jornalismo e, no seu lugar, assume o diretor Luiz Gonzaga Mineiro. Gonzaga retorna a emissora onde já tinha trabalhado em 2005.[31]
No dia 17 de agosto, entra no lugar de Uma Rosa Com Amor a reprise compacta da novela Canavial de Paixões, que foi anunciada como "uma versão especial em 70 capítulos".
No dia 19 de agosto, o SBT completa 29 Anos no ar, estreando nova vinheta e gráficos, que foram apresentados na festa dos 29 anos dentro de A Praça É Nossa.
No dia 20 de agosto, é anunciado o programa Topa ou Não Topa, que estreou no dia 25 de Agosto com Roberto Justus, no mesmo dia e horário que o game show 1 contra 100, que registrava boa audiência. No momento, o programa "1 contra 100" está sem data para voltar.
No dia 11 de outubro, a emissora divulga a contratação do experiente diretor Reynaldo Boury: ele tem 55 anos de TV e passagens pela Globo,Excelsior e Tupi, onde começou como operador de câmera. Atuará como diretor-geral da próxima trama de Tiago Santiago, seu primeiro trabalho original na emissora de Silvio Santos.[32]
No dia 19 de outubro a Assessoria de Comunicação do SBT informa que o profissional José Roberto dos Santos Maciel, até então diretor administrativo e financeiro da emissora há 10 anos, é nomeado Vice-Presidente da emissora. Ele ocupa a vaga deixada por Guilherme Stoliar, que na mesma data passa a responder pela presidência do Grupo Silvio Santos, substituindo Luiz Sebastião Sandoval, que pediu demissão por discordar dos novos rumos que o Grupo resolveu tomar.[33]
No dia 25 de outubro, a emissora estreou a novela mexicana Camaleões às 16h00, ocupando o lugar de As Tontas Não Vão ao Céu, cujo último capítulo foi exibido no dia 22 de outubro.
No dia 24 de novembro, o jornalista Luiz Bacci deixa a emissora e é contratado pela Rede Record. O fato ganhou bastante repercussão em sites e blogs especializados em TV pois o SBT havia comunicado a imprensa, no começo da noite deste mesmo dia, que Luiz Bacci comandaria o novoBoletim de Ocorrências e em menos de cinco horas depois, o profissional já estava assinando contrato com a Rede Record.[34]
No dia 30 de novembro, em meio a crise do SBT, a Rede Record concretiza a operação de mais um desfalque a afiliadas do SBT. A emissora deSilvio Santos, que nos últimos três anos perdeu importantes redes como a Rede SCTV A CríticaTV Nativa (Pelotas)TV Pajuçara e TV Atalaia, deixa de ter, a partir de fevereiro de 2011, a TVB Campinas.[35]
No dia 7 de dezembro, a emissora anuncia Roberto Franco como novo responsável pela Gestão das Afiliadas, Gestão das Regionais, Assuntos Regulatórios, Projetos de Expansão e Qualidade de Sinal e continuará no apoio à Estratégia de Investimento em Tecnologia da emissora. O profissional assume o cargo após a emissora perder mais uma afiliada para a Rede Record, a TVB.[36]
No dia 12 de dezembro a emissora surpreende a todos no dia do aniversário de 80 anos de seu proprietário, Silvio Santos. A emissora exibiu uma homenagem ao apresentador que interrompeu o final do programa Domingo Legal e reprisou, interrompendo novamente a programação, dentro doPrograma Silvio Santos.[37]
No dia 13 de dezembro, em meio a crise na emissora, a apresentadora Hebe Camargo anuncia durante o final da gravação do programa Hebeespecial de Réveillon que não vai mais renovar contrato com o SBT, faltando duas semanas para o vencimento do mesmo (venceria em 31 de dezembro de 2010). Então aquela gravação do programa seria a última e foi marcada para ir ao ar em 27 de dezembro de 2010.[38]
No dia 13 de dezembro, estreia o programa Telefone & Ganhe sob o comando de Helen Ganzarolli na madrugada da emissora, logo após o Jornal do SBT. No dia 14 de dezembro, depois de uma reunião, os diretores da emissora decidiram acabar com o programa Telefone & Ganhe, um dia após a estreia. O índice de audiência na estreia do programa foi baixa, apresentando leve queda em relação aos resultados obtidos pela grade anterior: séries, que muitas vezes ficavam na liderança. Com o fim do Telefone & Ganhe a emissora volta a exibir as séries no horário.[39]
No dia 15 de dezembro, o vice-presidente da emissora José Roberto dos Santos Maciel nomeia a diretora executiva Daniela Beyruti como nova diretora artística e de programação da emissora. O comunicado divulgado pelo SBT diz que ela realizou um excelente trabalho quando atuou no departamento em 2007. A nota diz ainda que “ela tem como missão promover o crescimento e a evolução do SBT, criando estratégias artísticas, de conteúdo e grade de programação, entre outros desafios”, para conquistar mais telespectadores e parceiros.[40]
No dia 23 de dezembro, a emissora perde mais uma afiliada, desta vez foi a TVB Santos, da Baixada Santista (SP), que assinou neste dia um contrato de afiliação com a TV Bandeirantes. A emissora santista deixa de transmitir o sinal do SBT a partir do dia 20 de março de 2011.[41]
No dia 23 de dezembro, antes de viajar para o exterior, a nova diretora de programação, Daniela Beyruti, já anuncia novidades e reformulação na grade de janeiro de 2011, como a volta do seriado Chapolin, no período vespertino, e a volta da sessão de filmes Cinema em Casa às 17h30, extinguindo o Boletim de Ocorrências e tirando do ar temporariamente o Casos de Família de Christina Rocha.[42]
No dia 27 de dezembro, a emissora exibe o último programa Hebe depois de quase 25 anos no ar. A emissora exibiu na íntegra a parte em que a apresentadora Hebe Camargo se despede da emissora.

[editar]2011

No dia 3 de janeiro, estreia a programação de verão do SBT, na programação local da emissora (para São Paulo) a série Chapolin voltou, às 12:45. O programa Casos de Família foi tirado da grade da emissora em virtude desta nova grade de programação e também pela baixa audiência, mas o programa volta para a grade da emissora em março. Durante as férias de Christina Rocha, a emissora estreia a série Chuck, às 16:30. O SBT extinguiu o jornalístico Boletim de Ocorrências, e no lugar a emissora reestreou neste dia 3 de janeiro a sessão de filmes Cinema em Casa. A série Eu, a Patroa e as Criança voltou na "faixa das sete" da emissora (para algumas praças,exceto aquelas que exibem os seus respectivos telejornais locais) às 19:20, com 15 minutos de duração. Neste mesmo dia a emissora estreou o programa Cantando no SBT, com a apresentação de Yudi Tamashiro e Priscila Alcântara.[43]
No dia 5 de janeiro, dando continuidade da semana de estreias, a emissora estreia neste dia às 20:30 o concurso Se Ela Dança, Eu Danço, o júri do programa é composto por: Jarbas Homem de Melo, Lola Melnick e João Wlamir. Neste dia 5 de janeiro também estreia a segunda temporada do reality Solitários, às 23:15.[44]
No dia 6 de janeiro, às 20:30 volta o Topa ou não Topa, com Roberto Justus.[44]
No dia 7 de janeiro, também às 20:30, reestreia o Uma Hora de Sucesso, reexibindo shows musicais.[44]
No dia 31 de janeiro, o empresário e apresentador Silvio Santos anuncia a venda do Banco Panamericano para o BTG Pactual, livrando o SBT e as outras enpresas do Grupo Silvio Santos das obrigações com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O empresário afirmou que o negócio foi suficiente para salvar as demais empresas do grupo. "A televisão não está mais à venda, a Jequiti também não está mais à venda e as Lojas Baú também não estão mais à venda. A única coisa que foi vendida foi o banco."[45] No dia 10 de junho deste mesmo ano, foi assinado um memorando de entendimento para a venda das 121 lojas do Baú da Felicidade para o Magazine Luiza. A operação vira a ser finalizada dia 31 de julho[46]
No dia 25 de fevereiro, o jornalista Luiz Gonzaga Mineiro pediu demissão do cargo de diretor de jornalismo da emissora, alegando problemas pessoais incompatíveis com a dedicação integral que a função exigia. O jornalista estava para entregar, nos próximos dias ao seu pedido de demissão, um plano de reforma dos telejornais da casa. A imprensa informou que, durante elaboração do plano, chegou a entrar em atrito comCarlos Nascimento, editor-chefe e apresentador do SBT Brasil e do Jornal do SBT. Mineiro queria deixar o jornal mais dinâmico, o que ia contra as ideias de Nascimento. Entretanto, pouco depois, o âncora se mostrou aberto às mudanças que seriam propostas.[47] No dia 24 de março, o SBT anunciou a contratação de Alberto Villas como o novo diretor de Jornalismo da emissora. O jornalista ira a assumir o cargo no dia 4 de abril e chega ao SBT com a missão de substituir Luiz Gonzaga Mineiro, e, incrementar e dar dinamismo ao departamento de Jornalismo[48]
Na madrugada do dia 3 para o dia 4 de março, a emissora gerou por engano e vazou uma chamada para a reprise da novela mexicana Rebelde. O vazamento ocorreu a apenas duas semanas antes da estreia da versão brasileira produzida pela Rede Record. O teaser não foi circulado pelo SBT, nem noticiado em seu site, mas anunciava, pela voz em off do locutor oficial da emissora: "em março, você terá a volta de Rebelde". As manifestações dos fãs da novela mexicana, que foi exibida pela emissora entre agosto de 2005 e dezembro de 2006, começaram no fim de semana nas redes sociais. Depois da polêmica, o diretor de programação do canal, Murilo Fraga, afirmou em seu Twitter oficial: “O teaser Rebelde foi gerado, por engano, junto a outras chamadas na madrugada de 5ª para 6ª. Não foi exibido! Nossa rede já foi informada.’’ Mesmo assim não foi suficiente, a imprensa começou então a especular que a emissora possa reprisar a Rebelde mexicana para concorrer diretamente com a versão brasileira produzida pela Record. Mas a chamada foi mesmo gerada por engano.[49]
De 4 a 8 de março a emissora transmitiu o especial SBT Folia. O carnaval baiano foi transmitido pelo SBT, em parceria com a TV Aratu, sua afiliada em Salvador. O SBT comemorou o faturamento, mas a audiência em sua principal praça (Grande São Paulo que serve de referência para o mercado publicitário) deixou a desejar, porém conseguiu ficar na frente da Rede Bandeirantes, que também transmitiu a festa da Bahia.[50]
No dia 14 de março, a emissora contrata a jornalista paraibana Rachel Sheherazade, mas o que a imprensa viria a noticiar três dias depois. Ela foi notícia na semana anterior a sua contratação, após afirmar que o Carnaval "virou negócio dos ricos" e que "só dá lucro para donos de cervejaria, para proprietários de trios elétricos e uns poucos artistas baianos".[51] A jornalista estreou no SBT no dia 30 de maio no comando do SBT Brasil, principal telejornal da emissora, ao lado do radialista Joseval Peixoto. Os até então âncoras do telejornal, Carlos Nascimento e Karyn Bravo, foram assumir outras funções dentro da emissora. Nascimento continua como apresentador do Jornal do SBT Noite (ao lado de Cynthia Benini), ante ele acumulava a apresentação dos dois telejornais. Já Karyn Bravo continua no SBT Brasil, mas como a "moça do tempo", e não mais como apresentadora títular. O novo SBT Brasil é a primeira grande mudança no jornalismo do SBT ao comando de Alberto Villas, que assumiu o posto de diretor de jornalismo da emissora no dia 4 de abril.[52]
No dia 20 de março, em forma de campanha publicitária, a VTV anuncia sua afiliação ao SBT, em virtude da perda das afiliadas TVB Campinas, para a Rede Record e TVB Santos, para a TV Bandeirantes. A emissora, que antes era afiliada da RedeTV!, passa a transmitir em sinal UHF para aBaixada Santista e para região metropolitana de Campinas a programação da emissora de Silvio Santos. O SBT vinha transmitindo o sinal em VHF, em seguida passou a transmitir a programação do SBT Ribeirão Preto para Campinas.
No dia 26 de março, é anunciada para a imprensa um marco no mercado brasileiro de televisão, entre SBT e a empresa Sony. A emissora resolveu abraçar o modelo de TV via banda larga. Um canal de vídeos, em que o espectador escolhe o que quer assistir, na hora em que quer assistir, estreou nos televisores, leitores de Blu-ray e home theathers da Sony. O conteúdo vem via banda larga. Com o acordo com a Sony, o SBT tornou-se a primeira emissora de TV aberta brasileira a adotar o modelo de broadband TV. O vídeo via internet direto no televisor é uma tendência mundial. Para validá-la no Brasil, faltava a adesão das emissoras de TV aberta. O acordo do SBT com a Sony não prevê exclusividade, e levou um ano para ser negociado e implementado. O canal do SBT estreia com mais de 500 vídeos, que incluem programas completos, capítulos de novela e entrevistas. O acordo da Sony com a emissora não envolve pagamento num primeiro momento, mas prevê compartilhamento de receitas publicitárias.[53]
No dia 30 de março, há cinco dias para a estreia da novela Amor e Revolução, morre Sérgio Madureira, produtor executivo da nova trama da emissora. Ele faleceu às 11h30 no Hospital São Luís Unidade Morumbi, em São Paulo. O produtor estava internado há dois meses por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.[54]
No dia 5 de abril, estreou a novela Amor e Revolução, escrita por Tiago Santiago e dirigida por Reynaldo Boury. A trama é a primeira novela a retratar em território nacional os anos de chumbo do país. O plano de fundo é o golpe militar de 1964 e a luta armada pela ditadura do proletariado no Regime Militar.[55]
No dia 25 de abril, reestreou na faixa das 14h a novela Amigas e Rivais, substituindo a reapresentação de Pérola Negra. A exibição original teve 143 capítulos. Parte do material gravado foi descartado por ordens de Silvio Santos, à época insatisfeito com o desempenho da novela.[56]
No dia 2 de maio, estreou a nova programação 2011. Logo cedo, às 07h foi ao ar o Carrossel Animado com apresentação dos palhaços Patati Patatá, antes o programa infantil tinha revezamento de apresentadores entre YudiPriscilla e Maisa. Neste dia, também foi ao ar a nova temporada do programa Qual é o Seu Talento?, e em novo dia e horário, a partir deste dia o programa passou a ser apresentado toda segunda às 20h30. Neste mesmo dia 2 de maio, estreou a nova temporada do Topa ou não Topa, apresentado por Roberto Justus, o programa também estreou neste dia novo horário e dia de exibição, às segundas às 23h.
No dia 3 de maio, dando continuidade a semana de estreia da grade de programação 2011, a emissora estreou o programa Esquadrão do Amor, às 20h30, em substituição ao Esquadrão da Moda (que ganhará uma nova temporada no final do ano). Horas antes a estreia do Esquadrão do Amor, o seu diretor Aldrin Mazzei, foi demitido pelo novo Diretor de Planejamento Artístico do SBT, Fernando Pelégio. A imprensa informou que os dois já vinham se "estranhando" há algum tempo, com discordâncias conceituais desde o Esquadrão da Moda. Fernando Pelégio exigindo mudanças no formato, querendo uma linha mais popular, e Aldrin Mazzei resistindo.
No dia 5 de maio, o programa de Richard RasmussenAventura Selvagem, passa a ser exibido na faixa das 20h40, deixando as noites de sábado quando era exibido às 21h30.
No dia 6 de maio, a emissora estreia o programa SOS Casamento. Com ajuda da terapeuta, psicóloga e sexóloga Ana Canosa, o reality tenta ajudar casais que estão em um relacionamento desgastado, buscando uma reconciliação e uma melhora no convívio de ambas as partes. Entrou na faixa das 20h30, substituindo o programa musical Uma Hora de Sucesso.
No dia 7 de maio, estreia o Festival SBT 30 Anos. O Festival, é um especial para comemorar o aniversário da emissora, que ocorrerá em 19 de agosto. O especial mostra os principais programas que marcaram toda a trajetória da emissora, cenas e reportagens que fizeram história em mais de 3 décadas no ar. A atração é comandada por Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos.[57]
Em 9 de maio, a sessão de filmes Cinema em Casa deixa a grade da emissora devido as oscilações de audiência. No lugar, a emissora passou a exibir episódios do seriado mexicano Chaves e antecedeu seu principal telejornal, o SBT Brasil, que passa a ser exibido às 19h30.
Em 12 de maio, ocorre o primeiro beijo gay da teledramaturgia brasileira. A cena foi exibida na novela Amor e Revolução e protagonizada pelas atrizes Luciana Vendramini e Giselle Tigre. Programado para ocorrer no dia 11 de maio, o SBT editou o capítulo, segundo o autor, Tiago Santiago, foi uma estratégia para alavancar a audiência no dia seguinte.[58]
Em 11 de julho, a assessoria de imprensa da emissora confirma a saída do apresentador Roberto Justus. Segundo o comunicado oficial, a decisão foi tomada em comum acordo com Justus. Apesar de o contrato do apresentador ainda não ter terminado, o encerramento do mesmo será antecipado. No SBT, ele apresentou os programas Topa ou Não Topa e Um Contra Cem. Também gravou um especial de fim de ano em 2010.[59]
No dia 12 de julho, a imprensa noticiou que a juíza Sinara Palhares, da 7ª Vara Cível da Comarca de Osasco, proibiu o SBT de produzir uma nova temporada do Qual é o Seu Talento?, que é exibido toda segunda-feira, às 20h15. O canal é acusado pela produtora FremantleMedia (parceira daTV Record) de plagiar o reality show Britain’s Got Talent, programa este que o SBT não tem os direitos de exibição no Brasil. De acordo com a assessoria de imprensa da emissora, o impedimento judicial recai sobre a produção de novas temporadas do programa. A atual já está toda gravada e deve ser exibida até o fim. A emissora poderá recorrer da decisão.[60]
Em 1 de agosto, o SBT ganha mais uma afiliada, a TV Alterosa Leste, instalada em ManhuaçuMinas Gerais, e com escritório em Governador Valadares. A inauguração da nova emissora foi anunciada no SBT Brasil.[61]
Em setembro, estreia o programa Um Milhão na Mesa, apresentado por Sílvio Santos, e logo o programa passa a ter uma relação entre o sorteio e distribuição de prêmios com o mesmo nome da Nestlé.
Em outubro, estreia o programa Cassetadas Engraçadas e Desastradas, apresentado por Helen Ganzarolli ao lado do boneco Babbu, exibido aos sábados. No dia 17 de outubro entra no lugar da reprise de Uma Rosa com Amor, a reprise da telenovela mexicana Marimar.
Em 18 de novembro, a TV Jangadeiro, afiliada da emissora no Ceará, anuncia que passará à retransmitir a Rede Bandeirantes, a partir de 1º de março de 2012. A TV Jangadeiro era afiliada do SBT desde 1998.[62]
No dia 21 de novembro a emissora coloca no ar a reprise da novela Fascinação, substituindo Cristal. Marcou a estreia dos atores Regiane Alves,Marcos DamigoSamantha Dalsoglio e Mariana Ximenes.[63]

[editar]2012

No dia 2 de janeiro estreia o programa Férias com Patati e Patatá, no horário de Chaves. Mas por causa da baixa audiência, termina em 13 de janeiro, voltando Chaves no horário.
No dia 9 de janeiro, inicia a reprise da novela Picara Sonhadora.
No dia 10 de janeiro, termina a novela Amigas e Rivais e a temporada do programa Esquadrão do Amor.
No dia 13 de janeiro, o programa Quem Convence Ganha Mais e a novela Amor e Revolução chegam ao fim.
No dia 16 de janeiro, estreia às 20h30 a novela Corações Feridos, no lugar de Amor e Revolução. A novela de Íris Abravanel, foi toda gravada em2010, mas foi arquivada. Também ocorre a estreia do reality Astros Nova Geração às 22h30, no lugar de Qual é o Seu Talento?.
No dia 18 de janeiro, estreia o reality musical de provas bizarras Cante se Puder às 22h30, no lugar de Se Ela Dança, Eu Danço. Diferente da versão original da Inglaterra, o Case se Puder recebeu famosos.
No dia 28 de janeiro, é exibida a avant première de Um Dia no Parque[64]
No dia 12 de março, estreia o novo telejornal local, o SBT São Paulo e exibido entre às 19h20 e 19h45 (para algumas praças é exibido o seriado mexicano Chaves e telejornais locais). Agora sob o comando de Joyce Ribeiro e Karyn Bravo, e tambem estreia os novos cenários dos telejornais:Jornal do SBT Manhã , SBT Brasil e Jornal do SBT.
Em 11 de abril, a Justiça condenou a emissora por plágio ao dono da AllTV Alberto Luchetti, em 3 milhões de reais. Segundo o autor do processo, o formato apresentado por ele em 2005 ao Silvio Santos foi usado na reformulação do programa Aqui Agora de 2008.[65]
No dia 14 de abril, exibe o especial Nos Bastidores do Esquadrão da Moda às 20h30.
No dia 21 de abril, estréia a nova temporada do Esquadrão da Moda, às 20h30. Cassetadas Engraçadas e Desastradas deixa de ser exibido.
Em 21 de maio, estréia a novela Carrossel,escrita por Íris Abravanel e dirigida anteriormente por Del Rangel, que foi substituído Reynaldo Boury. A telenovela alcançou em seu primeiro capítulo uma média de 13,4 pontos na Grande São Paulo. Vice-liderança em quatorze capitais e vice no geral pelo Painel Nacional de Televisão (PNT).
Em junho, o SBT empatou com a Record na média diária de audiência na Grande São Paulo. Além da capital paulistana, a emissora de Silvio Santos obteve crescimento no PNT e se aproximou da concorrente. O principal fator do crescimento é o remake de Carrossel e a queda de audiência do horário nobre da Record. [66]
No dia 11 de junho, ocorreu a estreia de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos com apresentação do jornalista Carlos Nascimento. A atração é a versão brasileira do original que foi exibido pela rede inglesa BBC[67]
Em julho, é comunicado o afastamento de Cynthia Benini do Jornal do SBT. O pedido de desligamento do telejornal noturno ocorreu da própria jornalista. Karyn Bravo é quem substituiu Cynthia no Jornal do SBT ao lado de Carlos Nascimento.

Programas


O proprietário e principal apresentador da emissora, Silvio Santos.
O SBT, logo de início, aproveitou vários programas da extinta Rede TupiSilvio Santos, sempre dedicou-se aos programas de auditório e por isso, criou-se uma tradição desse formato na emissora. OPrograma Silvio Santos é a atração mais duradoura da emissora e já era consagrada no Brasil desde1962, ano que o apresentador iniciou sua carreira na televisão.
Alguns importantes nomes da comunicação já apresentaram programas na emissora, como: Flavio CavalcantiGugu LiberatoHebe CamargoJ. SilvestreJacinto Figueira JúniorMurilo NériSérgio ChapelinWilton Franco e muitos outros. Alguns programas apresentados por esses artistas fizeram grande sucesso, como: Programa Flávio CavalcantiViva a NoiteHebeShow sem LimiteAqui AgoraO Povo na TV e vários outros.

[editar]Programas infantis (1980-presente)

O SBT herdou um grande acervo de desenhos animados da TVS e se tornou referência com esse formato de programa de televisão voltado às crianças com estreia do Bozo em 1981, atingindo, por quase 10 anos, um grande sucesso. A Vovó Mafalda, um personagem do programa e que fez muito sucesso entre o público infantil e Sérgio Mallandro com o Oradukapeta também se destacaram. A partir do final da década de 80 e início dos anos 90, o SBT passou a lançarprogramas infantis apresentados por SimonyMara MaravilhaMariane DombrovaAngélicaElianaJackeline Petkovic e desde 2003 esse formatode programa passou para o comando de crianças como: Jéssica Esteves e Kauê Santin. Atualmente, Priscila AlcântaraYudi TamashiroMaísa Silva e os palhaços Patati Patatá estão no comando. Dentre os programas infantis que a emissora já produziu e produz até hoje estão:

[editar]Programas humorísticos (1981-presente)


Os primeiros programas humorísticos do SBT foram produzidos para aproveitar o elenco da Rede Tupi. A principal atração do gênero no início do SBT era o Reapertura, uma remontagem do AberturaRCTV e Rede Cangalhas com elenco encabeçado por Geraldo AlvesTutuca e Maria Teresa Fróes. O SBT também reprisa programas do Chespirito, como El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado. Atualmente produz apenas o A Praça é Nossa como programa humorístico, mas já produziu outros programas como: Veja o GordoMeu CunhadoÔ… Coitado!Câmera CaféDedé e o Comando MalucoEscolinha do Golias e Sem Controle.


Transmissões esportivas (1990-2006)


A Portaria 2 do CDT da Anhanguera, localizado em Osasco (SP).
O SBT ainda realizou um campeonato nacional à parte, que contou com a particiação de grandes clubes brasileiros, o campeonato foi chamado de Festival Brasileiro de Futebol, mas o campeonato só contou com uma edição, exibido em 1997.[carece de fontes]
O SBT ainda transmitiu as Copas do Mundo de 198619901994 e 1998. Nesse mesmo ano, interrompeu sua transmissões esportivas e retornou em 2003 com o Campeonato Paulista;Campeonato Sulamericano Sub-20 e o Torneio Internacional do Qatar. A emissora também transmitiu as Olimpíadas de 19881992 e 1996; a Formula Indy, de 1994 a 1996; a Fórmula Mundial, de 1997 a 2000 e o GP Masters, de 2006. Transmitiu também, dentro do Siga Bem Caminhoneiro, os compactos da Fórmula Truck.
Atualmente, a única emissora do SBT a transmitir competições esportivas é a TV Alterosa, de Minas Gerais, que transmite a Copa BH de Futebol Júnior e o Campeonato Mineiro de Voleibol, além de amistosos envolvendo Atlético, América e Cruzeiro.

[editar]Parcerias

Desde 2000 a Televisa possui um acordo com o SBT para exibição e adaptação de novelas.[14] Também em parceria com o SBT, a Warner Bros.desde 1988 distribui vários conteúdos para a emissora como desenhos, séries e filmes. Neste contrato a emissora tem prioridade na escolha do produto a ser exibido.[18][19] O acordo antes entre a Rede Bandeirantes, a Globo negociou os direitos do desfiles das escolas de samba de 2012com a emissora.[20]

[editar]Apresentadores e jornalistas


Os jornalistas Carlos Nascimento eKaryn Bravo na apresentação do SBT Brasil.

Os apresentadores Eliana (centro) eRatinho (dir.) ao lado do cantor Daniel(esq.).

O apresentador Celso Portiolli.

[editar]Jurados

[editar]Autores e diretores de teledramaturgia

[editar]Slogans


Gravações do programa Hebe no CDT da Anhanguera.
  • 1981 - 1986Passe pro 4
  • 1986 - 1987Liderança absoluta do segundo lugar
  • 1987 - 1988Fique ligado no SBT
  • 1987 - 1989Quem procura acha aqui
  • 1990 - 1991Vem que é bom
  • 1991 - 1992SBT, 10 anos com você
  • 1992 - 1994Se liga no SBT
  • 1995 - 1996Fique ligado no SBT
  • 1996 - 1997SBT, 15 anos. Tudo pra você
  • 1998SBT, a cara do Brasil
  • 1998 - 2000SBT é Brasil. É Sistema Brasileiro de Televisão.
  • 2000SBT no ano 2000: Crescendo com o Brasil
  • 2000 - 2001SBT, na nossa frente só você
  • 2001 - 200220 anos do SBT. Na nossa frente só você
  • 2002 - 2004SBT, na nossa frente só você
  • 2005 - 2007SBT, a TV dos brasileiros
  • 2007 - 2008A concorrência vai tremer de medo
  • 2008 - 2009SBT, a televisão que agradece o seu carinho
  • 2009 - 2011SBT, a TV mais feliz do Brasil
  • 2011 - 2012SBT, 30 anos com você
  • 2012 - Atual: #Compartilhe o Melhor

[editar]Afiliadas e retransmissoras

O SBT conta com 108 emissoras sendo 9 próprias e 99 afiliadas em todo o Brasil. Vale ressaltar que o SBT, por enquanto, possui apenas uma repetidora em Aracaju/SE, desde a desafiliação da TV Atalaia.

[editar]Eventos

Desde o fim da década de 1990, o SBT voltou suas atenções para tradicionais festas populares que são realizadas em várias regiões do Brasil. Desta forma: a Oktoberfest, em Santa Catarina; o Círio de Nazaré, no Pará e a Semana Farroupilha, no Rio Grande do Sul, foram transmitidos com exclusividade pela emissora. A Festa do Peão de Barretos chegou a ter os direitos exclusivos comprados, mas voltaram para a Rede Globo. Os direitos da festa hoje pertencem a Rede Bandeirantes. O Festival Folclórico de Parintins também teve exclusividade do SBT entre os anos 2000 e2007, porém em 2008 a emissora perdeu os direitos para a Rede Bandeirantes. sendo que tirou da própria BAND, em 2012, os direitos de transmissão dos desfiles do Grupo de acesso A[21] e das campeãs do carnaval do carioca e paulista.

[editar]Controvérsias

[editar]TV Tupi

Quando Silvio Santos assumiu as concessões cassadas das emissoras da Rede Tupi, em 1981, simplesmente adiou indefinitivamente o pagamento dos salários aos mais de 200 funcionários da extinta rede, que voltaram a trabalhar sob alegação que o SBT não era sucessora da TV Tupi e sim, da TVS. Na época, Silvio Santos teve direito a ocupar o espaço ocupado pela Tupi mediante a um acordo que o obrigava a pagar 50% das indenizações aos trabalhadores demitidos da extinta emissora. A reação da notícia levou os funcionários do recém-criado SBT, entrarem com processo na Justiça para receber o direitos, que Silvio Santos se comprometeu em pagar quando recebeu as concessões. Os processos pararam até no Supremo Tribunal Federal. Em 2000, quando foram dadas diversas causas ganhas a favor dos funcionários, Silvio Santos pagou a todos e reconheceram que o SBT é tanto sucessora da TVS quanto da Rede Tupi. O total estimado ultrapassou R$ 1 milhão de reais de indenização pagos pelo Silvio Santos.

[editar]Escândalo Gugu-PCC


Gugu Liberato (à esq.) ao lado do assistente de palco da emissora, Liminha (à dir.). No SBT, Gugu Liberato apresentou por muitos anos os programasViva a NoiteDomingo Legal,Passa ou Repassa e Sabadão Sertanejo.
Em 7 de setembro de 2003 o programa Domingo Legal foi palco de um grande escândalo do jornalismonacional ao exibir uma entrevista com dois integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), ameaçando de morte os apresentadores de TVs policiais e autoridades políticas paulistanas.
As pistas de que a entrevista teria sido uma fraude só foram reveladas mais de uma semana depois da exibição, com a identificação dos responsáveis pelo jornalista Marcelo Rezende no programa Repórter Cidadão daRedeTV!. O programa de Gugu Liberato ficou fora do ar por uma semana e quando voltou à programação nunca mais reconquistou a liderança de audiência, beneficiando o Domingão do Faustão e o recém criado Pânico na TV, da RedeTV!.

[editar]Voo TAM 3054

No início da noite de 17 de julho de 2007, enquanto outras redes de TV interrompiam sua programação por conta da tragédia do Voo TAM 3054, em São Paulo, a emissora foi última rede a informar a tragédia. Além disso, a emissora foi constrangida pelas concorrentes quando foi divulgado nomes de dois funcionários mortos que eram do SBT Porto Alegre e por causa disso, foi sumariamente criticada por não interromper a programação e quase ignorar a tragédia.

Telenovelas



Originais (1990-presente)

Na década de 90, o SBT exibiu a novela Brasileiras e Brasileiros com enfoque na vida social dos pobres. Em 1994 o diretor Nilton Travesso entra para a emissora e trabalha em As Pupilas do Senhor ReitorSangue do Meu SangueOs Ossos do Barão eRazão de Viver.[8] Algumas novelas de caráter internacional também foram exibidas entre elas Antônio Alves TaxistaPérola NegraPícara SonhadoraPequena TravessaMarisolAmigas & RivaisAmor e ÓdioCanavial de Paixões e Esmeralda.[8] Chiquititas e Éramos Seis tiveram boa participação.[8] No final de 2008, a autora Íris Abravanel estreia em Revelação, e logo, faz Vende-se um Véu de Noiva[8]
Em 2010, Tiago Santiago estreia escrevendo Uma Rosa com Amor. Tão logo, ele escreve, em 2011, Amor e Revolução com tema sobre aditadura militar no Brasil. Ao mesmo tempo, a novela exibe um beijo homossexual entre duas mulheres.[9][10][8]
Em 2011, estreia Corações Feridos, adaptação feita por Íris Abravanel de textos mexicanos.
Estreado em 21 de maio de 2012 a telenovela adaptada por Íris AbravanelCarrossel conseguindo altos índices no Ibope na Grande São Paulo. Sua maior audiência foi na sua segunda exibição com média de 15,0 e pico de 17,0 pontos.[11][12] Seu maior recorde negativo foi em 12 de julho de 2012 marcando 9 pontos de média, ainda ficando á frente da Rede Record e da RedeTV!.[13]

[editar]Mexicanas (2000-presente)

Feito em 2000, o contrato do SBT com a Televisa previa exclusividade na exibição das produções mexicanas e impedia a emissora de produzir novelas com textos brasileiros.[14] Em 25 de abril de 2008 foi anunciado a parceria de co-produção com a Rede Record para as novelas La fea más bella e Rebelde durante cinco anos.[15][16] Antecipadamente o SBT havia quitado a compra para a versão da telenovela Revelação que foi exibida em 2008.[14] Após o acordo com a Rede Record o SBT fechou contrato com a Televisa até 2015, não havendo pagamento das telenovelas adiante, passando também a adaptar produções originais. Diferentemente do SBT, a Rede Record precisou pagar pela compra dos direitos autorais

Lista de Telenovelas do SBT:

Década de 1980

#InícioTérminoTítuloCapítulosAutoriaDiretorRef
15 de abril de 198229 de maio de 1982Destino[nota 1]055Raimundo Lopes
Crayton Sarzy
Waldemar de Moraes
Renato Petrauskas
David Grinberg
[1]
231 de maio de 198213 de agosto de 1982A Força do Amor[nota 2]062Raimundo LopesWaldemar de Moraes[2]
39 de agosto de 198226 de outubro de 1982A Leoa[nota 3]068Crayton Sarzy
Raimundo Lopes
Waldemar de Moraes
Renato Petrauskas
David Grinberg
[3]
429 de outubro de 198210 de janeiro de 1983Conflito[nota 4]065Suzana ColonnaWaldemar de Moraes
Renato Petrauskas
David Grinberg
[4]
512 de janeiro de 198323 de março de 1983Sombras do Passado[nota 5]n.d.Tito di MiglioAntonino Seabra[5]
621 de março de 198322 de maio de 1983Acorrentada[nota 6]n.d.Henrique LoboCrayton Sarzy[6]
725 de março de 198321 de maio de 1983A Ponte do Amor[nota 7]n.d.Aziz Bajur
Tito di Miglio
Antonino Seabra[7]
819 de maio de 198330 de julho de 1983A Justiça de Deus[nota 8]065Crayon Sarzy
Amilton Monteiro
David Grinberg
Renato Petrauskas
Waldemar de Moraes
[8]
925 de maio de 198323 de julho de 1983Pecado de Amor[nota 9]n.d.Henrique LoboAntonino Seabra[9]
1025 de julho de 198320 de setembro de 1983Razão de Viver[nota 10]n.d.Waldir WeyAntonino Seabra[10]
111 de agosto de 198312 de novembro de 1983O Anjo Maldito[nota 11]n.d.Mauro GianfrancescoJacques Lagoa[11]
1214 de novembro de 19837 de junho de 1984Vida Roubada[nota 12]n.d.Raimundo LopesAntonino Seabra
Eduardo Linardi
[12]
138 de junho de 19848 de março de 1985Meus Filhos, Minha Vidan.d.Ismael Fernandes
Henrique Lobo
Crayton Sarzy
Antonino Seabra
Jardel Mello
Henrique Lobo
[13]
145 de novembro de 19842 de março de 1985Jerônimo[nota 13]n.d.Moysés WeltmanAntonino Seabra[14]
1511 de março de 19843 de agosto de 1985Jogo do Amorn.d.Aziz BajurAntonino Seabra[15]
165 de agosto de 198515 de fevereiro de 1986Uma Esperança no Arn.d.Amilton Monteiro
Ismael Fernandes
Amilton Monteiro
Dulce Santucci
Crayton Sarzy
[16]
1723 de outubro de 19895 de maio de 1990Cortina de Vidro[nota 14]168Walcyr CarrascoJohn Herbert
Alvaro Fugulin
[17]

[editar]Década de 1990

#InícioTérminoTítuloCapítulosAutoriaDiretorRef
185 de novembro de 199014 de maio de 1991Brasileiras e Brasileiros151Carlos Alberto Sofredini
Wálter Avancini
Roberto Vignati
Antonino Seabra
Carlos Nascimbeni
Wálter Avancini
[18]
199 de maio de 19945 de dezembro de 1994Éramos Seis[nota 15]180Sílvio de Abreu
Rubens Ewald Filho
Del Rangel
Henrique Martins
Nilton Travesso
[19]
206 de dezembro de 19948 de julho de 1995As Pupilas do Senhor Reitor[nota 16]186Lauro César MunizDel Rangel
Henrique Martins
Nilton Travesso
[20]
2111 de julho de 19954 de maio de 1996Sangue do Meu Sangue[nota 17]257Vicente SessoHenrique Martins
Antonino Seabra
Del Rangel
Nilton Travesso
[21]
226 de maio de 199620 de setembro de 1996Colégio Brasil[nota 18]117Yoya WurschRoberto Talma
José Paulo Vallone
[22]
236 de maio de 199610 de agosto de 1996Antônio Alves, Taxista[nota 19]082Ronaldo Ciambroni-[23]
246 de maio de 19966 de dezembro de 1996Razão de Viver[nota 20]168Analy A. Pinto
Zeno Wilde
Del Rangel
Antonino Seabra
Bete Coelho
Nilton Travesso
Henrique Martins
[24]
259 de dezembro de 199626 de abril de 1997Dona Anja[nota 21]120Yoya Wursch
Cristianne Fridman
Luís Antônio Piá
Caco Coelho
Roberto Talma
José Paulo Vallone
[25]
2628 de abril de 199730 de agosto de 1997Os Ossos do Barão[nota 22]115Jorge AndradeLuiz Armando Queiroz
Henrique Martins
Antônio Abujamra
[26]
2728 de julho de 199719 de janeiro de 2001Chiquititas[nota 23]n.d.Caio de AndradeHerman Abrahamsohn
Celina Amadeo
[27]
2825 de maio de 19986 de novembro de 1998Fascinação142Walcyr CarrascoAntonino Seabra
Jacques Lagoa
Henrique Martins
[28]
299 de novembro de 199818 de junho de 1999Pérola Negra[nota 24]194Crayton SarzyHenrique Martins[29]

[editar]Década de 2000

#InícioTérminoTítuloCapítulosAutoriaDiretorRef
3021 de maio de 20012 de outubro de 2001O Direito de Nascer[nota 25]116Aziz Bajur
Jaime Camargo
Roberto Talma
José Paulo Vallone
[30]
3127 de agosto de 200118 de dezembro de 2001Pícara Sonhadora[nota 26]095Henrique Zambelli
Adriana Moretto
Crayton Sarzy[32]
Henrique Martins
Antonino Seabra
Jacques Lagoa
[31][33][34]
3210 de dezembro de 200116 de abril de 2002Amor e Ódio[nota 27]110Henrique ZambelliAntonino Seabra
Jacques Lagoa
Henrique Martins
[35]
339 de abril de 20025 de novembro de 2002Marisol (telenovela brasileira)[nota 28]181Henrique ZambelliAntonino Seabra
Jacques Lagoa
Henrique Martins
David Grimberg
[36]
346 de novembro de 200215 de abril de 2003Pequena Travessa[nota 29]132Rogério Garcia
Simoni Boer
Jacques Lagoa
Sacha
Henrique Martins
[37]
3514 de abril de 200326 de setembro de 2003Jamais Te Esquecerei[nota 30]120Ecila Pedroso
Enéas Carlos
Jacques Lagoa
Sacha
Henrique Martins
[38]
3613 de outubro de 200323 de março de 2004Canavial de Paixões[nota 31]118Henrique Zambelli
Simoni Boer
Jacques Lagoa
Claudio Callao
Henrique Martins
[39]
3718 de maio de 20044 de dezembro de 2004Seus Olhos[nota 32]173Ecila Pedroso
Noemi Marinho
Marcos Lazarini
Aimar Labaki
Mário Viana
Fábio Torres
Jacques Lagoa
Luiz Antonio Piá
Henrique Martins
[40]
386 de dezembro de 200419 de julho de 2005Esmeralda[nota 33]198Henrique Zambelli
Rogério Garcia
Jacques Lagoa
Luiz Antonio Piá
Henrique Martins
[41]
3918 de julho de 200521 de junho de 2006Os Ricos Também Choram[nota 34]153Aimar Labaki
Gustavo Reiz
Conchi La Branna
Jacques Lagoa
Luiz Antonio Piá
Henrique Martins
[42]
405 de junho de 200628 de outubro de 2006Cristal[nota 35]124Anamaria NunesHerval Rossano
Del Rangel
Jacques Lagoa
Luís Antônio Piá
Mayara Magri
[43]
4126 de março de 20077 de agosto de 2007Maria Esperança[nota 36]097Yves DumontHenrique Martins
Jacques Lagoa
Luís Antônio Piá
[44]
426 de agosto de 200718 de janeiro de 2008Amigas & Rivais[nota 37]140Letícia DornellesDavid Grimberg[45]
438 de dezembro de 200815 de junho de 2009Revelação[nota 38]163Íris AbravanelHenrique Martins
Jacques Lagoa
Annamaria Dias
[46]
4416 de junho de 20099 de janeiro de 2010Vende-se um Véu de Noiva[nota 39]177Íris AbravanelRodolfo Silot
Luiz Antônio Piá
Del Rangel
[47]

[editar]Década de 2010

#InícioTérminoTítuloCapítulosAutoriaDiretorRef
451 de março de 201016 de agosto de 2010Uma Rosa com Amor[nota 40]145Tiago SantiagoLuiz Antônio Piá
Rodolfo Silot
Del Rangel
[48]
465 de abril de 201113 de janeiro de 2012Amor e Revolução204Tiago SantiagoLuiz Antonio Piá
Marcos Coqueiro
Reynaldo Boury
[49]
4716 de janeiro de 201223 de maio de 2012Corações Feridos[nota 41][nota 42][51]093Íris AbravanelDel Rangel[50][52][53]
4821 de maio de 2012Em exibiçãoCarrossel[nota 43]Íris AbravanelReynaldo Boury[54]


Reações:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Total de visualizações